Ansiedade e a percepção distorcida da realidade
- Daiana Bitencourt

- 24 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
“O medo aguça os sentidos. A ansiedade os paralisa.” – Kurt Goldstein –

Provavelmente, as pessoas ansiosas já perceberam que a ansiedade muda a sua percepção em relação ao que acontece ao seu redor. Ansiosos têm uma visão distorcida da realidade, percebendo diversas experiências normais como negativas. Não estamos nos referindo à ansiedade adaptativa, que é uma resposta instintiva que nos prepara para nos proteger de um risco potencial. Estamos falando da ansiedade psicológica ou patológica. De acordo com um experimento recente realizado no Instituto Weizmann de Ciência em Israel, verificou-se que o cérebro de quem sofre desse mal falha ao diferenciar estímulos estressantes daqueles neutros. Naqueles há uma percepção distorcida ou alterada da realidade, pois seus sintomas surgem em face do perigo fantasioso ou supervalorizando alguns aspectos em detrimento de outros.
As manifestações de ansiedade fazem com que a pessoa veja a realidade de forma tendenciosa, levando-a a uma interpretação apenas da forma que ela percebe o mundo. Entretanto, já é comprovado cientificamente que pacientes que fazem meditação conjuntamente com a terapia tendem a serem mais perceptíveis. Terapias e meditação modificam o nosso estilo de vida, podendo incentivar a criação de novos circuitos cerebrais. Portanto é possível, por intermédio de tratamentos terapêuticos, tratar os transtornos de ansiedade, reaprendendo a dar um novo significado as nossas percepções do mundo de uma forma mais positiva.
“ O cansaço psicológico consegue ser extremamente pior que o cansaço físico, pois não há nada que seja capaz de aliviar a tensão de uma mente turbulenta.”




Comentários