top of page

Inteligência emocional e a cura das feridas psicológicas

  • Foto do escritor: Daiana Bitencourt
    Daiana Bitencourt
  • 24 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

“Não se precipite, tenha calma. Trabalhe em si mesmo antes de cair em desespero após um término. Sente-se, cure-se, permita-se um tempo e ame-se o bastante para continuar respirando, de forma que você não precisará mais de quem não está nem deseja estar perto”.

-Russ Von Hoelscher-


ree

Sabemos que os relacionamentos, assim como os ossos, também se quebram causando fraturas. Perdas, decepções e traições causam dor e angustia, sendo que quase nada disso nos traz alívio.


Franklin D. Roosevelt dizia que, quando chegamos ao fim de uma corda, só temos uma opção: fazer um nó e esperar. E ele estava certo, pois, apesar de pensarmos que não podemos suportar tantas pancadas, esta sensação de medo e desamparo acaba se dissolvendo depois de um tempo.


Temos a oportunidade de recuperar a nossa capacidade curativa para lidarmos com a dor de forma mais saudável e a nos conectarmos mais positivamente com as nossas emoções. Esses são alguns dos benefícios da inteligência emocional. Por isso, ela nos proporciona valiosos recursos para ajudar a fechar um pouco as cicatrizes internas e a curar as feridas psicológicas.


Sabemos que essas emoções negativas e o acúmulo caótico de emoções têm uma origem muito específica e, uma vez identificadas e aceitas, podemos transformá-las e colocá-las a nosso favor. Nunca contra nós.

Após um evento doloroso ou traumático, é preciso recuperar empatia para consigo mesmo. A capacidade de observar as próprias feridas com mais compaixão, de maneira consciente de forma a poder reparar cada canto ferido, cada peça fragmentada através do perdão e do afeto por nós mesmos, é o segredo para chegarmos a solução e uma cura.


Já quando se refere à cura, fala-se em cura emocional como combustível do crescimento pessoal. Se permitirmos que a raiva, a decepção ou o desespero fiquem presos, vamos acabar adoecendo. Minha missão com a psicanálise é mostrar a saída para os efeitos de uma traição, de um amor não correspondido ou de uma angústia independentemente do seu fato gerador. É importante identificarmos algo que desperte a inteligência curativa inata que reside em nosso corpo e mente, para nos mantermos habilitados, com a possibilidade de crescermos em maturidade e em responsabilidade.


A cura emocional não é um processo simples, implica em gerar uma mudança de consciência que vai nos fazer mudar qualquer área de nossas vidas. Afinal, quando entendemos e colocamos as nossas emoções a nosso favor, tudo muda.


Comentários


bottom of page